SS Ortodontia
Conheça a Empresa.
Saiba mais >>


Saiba mais >>


Laboratório de Prótese
Serviços prestados.
Saiba mais >>

Aparelhos
Produtos Fabricados
Saiba mais >>

Clínica     
Serviços prestados
Saiba mais >>

Dicas Odontológicas.
Atualize-se aqui.
Saiba mais >>

Fale Conosco.
Entre em Contato.
Saiba mais >>

 

:. Curso de Aparelhos Ortopédicos
Placas Planas Indiretas -- CL I-II e III.

Inicio Qdo Completar as Vagas --10 Vagas

OBJETIVO: A Finalidade Principal deste curso é auxiliar o profissional Tpd. ou Cd. nestas aulas, bem como na execução dos trabalhos no laboratório. Esperamos que esta apostila sirva apenas de introdução, para que a partir dela, você possa buscar mais interesse e outros caminhos e formas, para execução dos trabalhos mais complexos e difíceis que sem duvida virão pela frente. Diante disso esperamos passar a você todo o nosso conhecimento e nossa experiência nesta área.

APARELHO PLANAS PISTAS INDIRETAS
CLASSES I – II – III - ANGLE

INTRODUÇÃO: As placas planas, foram idealizadas por um Espanhol chamado PEDRO PLANAS, são aparelhos usados na terapia de reabilitação neurooclusal. Estas placas são usadas em pacientes com normoclusão, distoclusão ou mesioclusão, para expansão das arcadas e correção de apinhamentos sup/inferiores.

PLACAS PLANAS: São muito parecidas com placas utilizadas na ortopedia funcional dos maxilares, existentes com grande variedade. As placas planas não ativam exercendo pressão, força ou boa retenção. Elas agem por “Presença’’, que se entende como”. leve movimento dentário de liberação linguovestibular, produzido pela colocação de uma placa palatina, ou lingual, de acrílico. Os expansores usados não tem a função de pressionar, forçar ou traumatizar, mais sim de manter presença ao ser ativado.

Planas Classe I

PISTAS DE RODAGEM: Como o aparelho deve exercer presença, elas são colocadas em contato com as arcadas. Para que os pacientes não tenham que pressionar as placas com os dedos, a superior para cima e a inferior para baixo. São colocadas as chamadas pistas de rodagem. Estas pistas têm função de contato com a placa inferior contra a superior sem que ocorram interferências dentarias.

LATERALIDADE
INCLINAÇÕES
PISTAS

Outras finalidades das pistas de rodagem são: facilitar movimento de lateralidade, reabilitar as ATM ,corrigir distoclusão, freiar mesioclusão e ajudar transpor oclusões cruzadas.

Aparelhos de Planas para Classe I :
Indicação: Nos casos de classe I , com apinhamento anterior superior e inferior. Nos casos de classe I, mordida profunda. Tratamento: Aparelho Pistas Planas, paralelas ao Plano de Camper.
   
Aparelhos de Planas para Classe II:
Indicação: Nos casos de classe II , [distoclusão], mordida profunda, apinhamento, principalmente em crianças e adolescentes.Tratamento: Pistas Planas Inclinadas para anterior. O paciente tende levar
a mandíbula para trás! Com a inclinação das pistas, iremos colocar em mordida construtiva, com o intuito de levar para classe I.
   
Aparelhos de Planas para Classe III:
Indicação: Nos casos de classe III [mesioclusão], mordida cruzada anterior.Tratamento: Pistas Planas Inclinadas para posterior. O paciente tende a levar a mandíbula para frente! Com a inclinação da pista para posterior iremos colocar a mandíbula para trás.

PLANAS CL – II
A montagem no articulador é feita em mordida construtiva. Depois disso seguir os mesmos passos anteriores até chegar no posicionamento das pistas inferiores. Estas deverão ter uma inclinação de 5mm para baixo no sentido-antero posterior.
Os passos seguintes serão os mesmos do Planas de Cl I .

PLANAS CL – III
Também segue os mesmos passos da confecção do Planas de CL I , CLII, porem quando chegar o posicionamento da pista, estas sofrerão uma inclinação de baixo para cima no sentido Antero-posterior. Os demais passos são semelhantes aos dos aparelhos Planas CL-I e CL-II. Possui um arco de Escheler no inferior de distal de lateral a distal de lateral. No superior de meio do lateral até canino e pré-molar. Função do arco de escheler: retardar o crescimento da mandíbula e afastar a musculatura labial.

APARELHOS PLANAS COMPOSTO

Indicado para pacientes com distoclusão [CL.II de Angle]; é composto apenas dos estabilizadores ou arcos vestibulares [Hawley ou Bimler] e de tubos telescópicos nos inferiores e arcos dorsais nos superiores.Estes tubos acompanham os colos dos pré-molares e molares.

A ausência de apoios oclusais libera os molares inferiores não impedindo o crescimento vertical. Os arcos dorsais funcionam como núcleo mantendo a união dos aparelhos e permitindo também os movimentos de lateralidade da mandíbula.

As pistas são inclinadas de acordo, como o planas CL –II . O acabamento e o polimento são convencionais. Os arcos dorsais são incluídos no aparelho depois de prontos e até já polidos.

Podem ser feitos com helicóides ou apenas com uma inclinação no fio para ser adaptado a placa superior. [fio 0.9]

Referencias Bibliográfica

1 - Planas, Pedro. Reabilitação Neuroclusal. 2. Edição. Editora Médica e Cientifica Ltda. Rio de Janeiro, 1997

  VOLTAR

Home      |     Empresa     |     Cursos     |     Preços     |     Notícias     |     Contato
SS ORTODONTIA. Presidente Prudente - SP.Fone: (18) 3916.2283
Copyright © 2006 • Todos os Direitos Reservados • Designed by Portal Prudente